logo logo bjv

A Doença Periodontal

Graças aos avanços na medicina preventiva e nos meios de diagnóstico os nossos animais de estimação vivem cada vez mais anos. Não é portanto de admirar que cada vez se veja mais animais com problemas dentários. Cerca de 80% dos cães e 70% dos gatos começam a apresentar sinais de gengivite com a partir dos 3 anos de idade. Com o passar do tempo, e sem os cuidados adequados, é normal a progressão até aos estadiosmais adiantados de periodontite.

A doença periodontal é um processo inflamatório envolvendo os tecidos que rodeiam o dente e que evoluiu progressivamente. Inicia-se com o aparecimento da placa bacteriana que rodeia o dente e que progressivamente, caso não seja tratada, evolui para tártaro e mais tarde periodontite grave (caracterizada pela infecção das gengivas).

Na fase inicial a placa bacteriana pode ser facilmente removida mediante escovagem. Se esta não for feita regularmente as bactérias mortas e os detritos alimentares acabam por calcificar dando origem a uma camada dura e rugosa, o tártaro, que facilita ainda mais a fixação de novas bactérias. Com o passar do tempo a camada de tártaro aumenta e, se não for removida, acaba por levar à retracção das gengivas com a consequente exposição das raízes dos dentes. Nesta fase os danos são irreversíveis e diz-se que o animal tem periodontite. Esta situação é bastante dolorosa podendo originar perda de dentes, abcessos e inclusive perda do osso de suporte. À medida que as bactérias continuam a multiplicar-se podem entrar na corrente sanguínea originando sérios problemas noutros órgãos como o coração, o fígado ou os rins.

Só com um tratamento médico veterinário correcto se pode parar ou atrasar a progressão da doença.

Se o seu animal apresenta algum dos seguintes sintomas deve consultar o seu veterinário:

  • Halitose (mau hálito)
  • Perda de dentes
  • Gengivas hemorrágicas
  • Dor e relutância ao mastigar